Conforme foi anunciado pela Forbes o preço de Bitcoin pode vir a receber um aumento significativo, uma vez que a Rússia – a anfitriã do Mundial FIFA 2018 – se prepara para receber turistas e outros intervenientes do ecossistema futebolístico.
Alguns hotéis da cidade russa Kaliningrad estão a aceitar Bitcoin como forma de pagamento e uma vez que a Rússia espera receber em torno de meio milhão de turistas, vários outros locais de negócio por todo o país irão também aceitar Bitcoin.
Para os maiores entusiastas de Bitcoin, podem ainda reservar voos em companhias aéreas como a CheapAir.com que desde 2013 aceita Bitcoin como forma de pagamento.
A motivação subjac ente ao uso de Bitcoin está relacionada com o facto de os turistas não terem que ser sujeitos à problemática do câmbio das várias moedas pelo Rublo, a moeda oficial russa.
A globalização de Bitcoin, neste caso em específico, foi acelerada devido ao embargo de trocas entre os Estados Unidos da América e a Rússia, onde algumas organizações estão impedidas de actuar no mercado geográfico da Rússia.
Quanto aos mercados de moeda digital e à Bitcoin em si, é previsível um aumento considerável do número de transacções durante este Mundial de 2018, onde é expectável que uma parte significativa do meio milhão de visitantes à Rússia venha a utilizar Bitcoin para suprir as suas despesas diárias numa terra estrangeira.
Desta utilização da Bitcoin com o seu propósito original – ser um método de pagamento descentralizado – resultará uma maior adopção das Criptomoedas como forma alternativa aos atuais sistemas de pagamento.